domingo, 26 de setembro de 2010

Hex-B: o primeiro jogo da GameLib

Olá!

Você lembram quando listei todos os projetos que eu estava envolvido? Pois então. Um deles foi terminado nesta sexta-feira, dia 24/09. É o Hex-B, antes chamado Bee Game.

O jogo é bem simples: você controla por onde uma abelha (muito simpática) vai passar para chegar até sua colméia. Os caminhos são desenhados dentro de hexágonos, lembrando uma colméia. O conceito original do jogo era ser um webgame normal, porém ele foi adaptado para ser jogado em celulares com Android para ser elegível a participar dos concursos de jogos em Flash do MochiAds e do Kongregate. Apesar de ter sido adaptado para celular, ele é perfeitamente jogável no computador.

Este jogo traz a novidade de ser o primeiro feito com ajuda GameLib, a biblioteca de desenvolvimento de jogos em Flash que estou implementando. Ele serviu como prova de conceito para a biblioteca, me fazendo alterar vários aspectos dela e melhorar sua utilização. Vi coisas que estão complicadas demais pra se usar, como a máquina de estados ou coisas desnecessárias que precisam ser removidas. Nem todas as alterações que queria fazer eu fiz, pois iria demandar um refactor muito grande e eu estava mais concentrado em terminar o jogo que arrumar a biblioteca. Porém, todas as modificações que quis fazer estão anotadas e serão feitas a partir desta semana.

Meu primeiro feedback sobre a utilização da biblioteca, apesar das modificações que fiz e que terei de fazer, é positivo. Muitas coisas que precisava de muito trabalho pra fazer foram feitas sem nenhum esforço, como por exemplo: lembram-se de quando o GamePops não estava funcionando em muitos sites porque ele tinha assets carregados dinamicamente? Pois bem, emquanto estava desenvolvendo o jogo, não me preocupei com isso, todos os levels eram carregaos por arquivos xml dinamicamente. Porém, um pouco antes de publicar, me lembrei deste fato e fiquei preocupado. Até lembrar que enquanto estava no desenvolvimento da GameLib tinha feito algo pra isso ser bem fácil de substituir. Pois bem, fácil é até eufemismo. Bastou eu implementar uma classe com todos os assets imbutidos (embed) implementando uma interface chamada IResourceLoader. Depois, na inicialização da GameLib, bastou dizer pra usar esta classe e não a default (que carrega os assets dinamicamente) e tudo funcionou automagicamente, o que me deixou, em primeira instância, desconfiado (sabe como é que é né? funcionar de primeira não existe, se aconteceu, é porque tem algo errado - mania de programador), mas logo fiz a prova de que tudo estava certo :)

Bem, pretendo fazer um post sobre todo o feedback da GameLib neste projeto depois. Este aqui é mais pra anunciar o jogo :)

Este foi o primeiro jogo também que usei a ferramenta de score do MochiAds. Me deixou impressionado a facilidade de usar tal ferramenta. Basta, depois de adicionar o jogo, criar leaderboards (quantos quiser) para ele e depois no jogo colar um código (gerado pelo próprio site) para ver os leaderboars ou adicionar o seu nome nele. Foi bem legal ver que algumas pessoas já colocaram seus nomes nele logo no primeiro dia!

Pois então pessoas, eis o jogo Hex-B, com créditos para:
Game Design: Sandro Tomasetti
Programação: Kleber Lopes da Silva
Design: Rafael Garcia Martins e Heloísa Pintarelli
Música: Antônio Teoli



Para quem quiser colocar o jogo no seu site ou blog, eis o código:
<embed src="http://games.mochiads.com/c/g/hex-b/HexB.swf" width="480" height="320"></embed>


Espero que gostem do jogo e me dêem o feedback nos comentários!

Até mais!

5 comentários:

rodrigo disse...

muito bem polido o jogo, ta lindo.

só acho que poderia ser mais fácil no começo, tipo bem idiota mesmo pra pegar a manha primeiro.

Sabat disse...

Caramba, difícil véio XD

Ficou muito bem feito klebão, parabéns!

Só me perdi um pouco na hora de aprender a girar os favos, não entendi muito rapidamente como se comportava o mouse!

Kleber disse...

@rodrigo: sim, ficou bem difícil mesmo o começo, mas o cara responsável já está ciente e vai dar um jeito no próximo update do jogo :)

Kleber disse...

@Sabat: é meio difícil mesmo a parte da movimentação dos hexágonos porque o jogo foi feito pra celular... estamos planejando portar o gameplay pro pc e lançar uma nova versão ^^. Quando isso acontecer, eu aviso aqui no blog. Valeu Sabat!

Paulada disse...

Ficou bem massa Kleber, o jogo tá de parabéns, todavia concordo com o rodrigo, tem q manerar na progressão.

Parabens a todos que participaram!