sexta-feira, 25 de junho de 2010

Todos os meus projetos!

Nem só de GamePops eu vivo

Hello dudes,

Como muitos sabem, eu sou programador de jogos e gosto muito desta profissão. É por isso que tenho vários outros projetos pessoais além do que vocês já conhecem: o GamePops. Ele é o principal, por causa da minha pesquisa, mas realmente não é o único.

Vou listar aqui, os projetos que estou fazendo ou já terminei. Alguns que ainda não estão prontos, não poderei revelar detalhes, por se tratarem de jogos para terceiros, o que pode acarretar em quebra de contrato. Também não vou poder revelar detalhes daqueles que estou fazendo com mais pessoas, por estratégia da equipe (o jogo deve ser revelado na hora certa :).

Eis então os projetos que já fiz ou estão em andamento:



Projeto:GamePops
Tipo:Game
Descrição:Um quiz de músicas de video game.
Público alvo:Jogadores de consoles antigos (de atari a ps2)
Completude:100%
Onde encontrar:http://gameplaceholder.blogspot.com/2008/12/blog-post.html

Este foi o game que fez originar este blog. A jogabilidade dele é um pouco difícil e a qualidade das músicas é muito baixa, porém, para os fãs dos jogos, vale pela nostaugia.



Projeto:GamePops: Sega Generation Version
Tipo:Game
Descrição:Um quiz de músicas de video game.
Público alvo:Fãs de consoles da Sega.
Completude:100%
Onde encontrar:http://gameplaceholder.blogspot.com/2009/05/gamepops-2-sega-generation-version.html

Este se tornou o carro-chefe dos meus projetos e é o projeto pessoal que trabalhei mais. A popularidade dele me fez querer publicar mais jogos, e para isso, estou usando-o como pesquisa para publicar os próximos.




Projeto:Mascotes da Copa: Chute a Gol e Embaixadinha
Tipo:Game
Descrição:Mini-jogos sobre a copa do mundo para a Editora Abril.
Público alvo:Crianças de 4 a 6 anos.
Completude:100%
Onde encontrar:http://www.mascotesdaafrica.com.br/

Estes foram dois mini-jogos que fiz com alguns colegas de trabalho e um pessoal de São Paulo. O projeto durou duas semanas e saíram dois joguinhos no estilo: o Chute a Gol e o Embaixadinha. Eu trabalhei mais no Chute a Gol e ajudei muito pouco no Embaixadinha (acho que somente com a infaestrutura). A arte foi feita toda pelo pessoal de São Paulo, que está de parabéns. O tempo foi curto, mas no final o trabalho ficou legal :)



Projeto: GameLib (nome provisório)
Tipo: Biblioteca para ActionScript 3
Descrição: Uma reunião de todas as ferramentas que utilizo para implementação de meus jogos pessoais.
Público alvo: Desenvolvedores de jogos em Flash
Completude: 40%
Onde encontrar: Ainda não disponível

Isto é o que está me tomando a maior parte do tempo. Toda vez que fazia um jogo, o começava do zero. Resolvi então juntar tudo que utilizo e de quebra implementar algumas coisas a mais para agilizar a implementação de novos jogos em Flash. Estou reunindo ferramentas para loading de recursos, advertising (MochiAds, Kongregate, etc), animação (TweenMax), save game, stats, etc. Quanto às ferramentas que estou desenvolvendo para complementar esta biblioteca, estão uma máquina de estados bem flexível (já que TODOS os jogos podem ser descritos como uma e é um dos jeitos mais robustos e elegantes de controlar o fluxo de um jogo), sistema de eventos centralizado e gerenciamento de layers. Quando tiver uma versão utilizável, posto aqui no blog. Pretendo, talvez no futuro, abrir o código fonte dela, já que não faz muito sentido ela ser fechada já que é basicamente uma reunião de ferramentas.



Projeto:Bitverse Unity GUI
Tipo:Ferramenta
Descrição:Ferramenta de GUI para a engine de games Unity3D.
Público alvo:Desenvolvedores de games que utilizam a engine Unity3D.
Completude:60%
Onde encontrar:http://code.google.com/p/bitverse-unity-gui/

Para aqueles que usam a engine Unity3D e precisam de algo mais avançado em termos de GUI, eis a solução.
O foco desta ferramenta é separar o design da implementação de GUI, fazendo com que este pipeline seja mais fluido: o designer cria toda a interface e o programador cria o comportamento.
A ferramenta facilita tanto a vida dos designers, que podem construir/modificar livremente e visualmente suas interfaces, quanto a dos programadores, que não ficam mais atrelados a precária GUI da Unity em modo imediato (as partes da GUI são instâncias neste ferramenta).
No ponto em que está, o projeto já possui alguns elementos avançados, como list, gridlist, dropdown e popup menu, que seriam um terror de construir com a GUI da Unity.



Projeto:Hex-B
Tipo:Game
Descrição:Um quebra cabeça onde você controla por onde uma simpática abelha vai passar para chegar a sua colméia.
Público alvo:Jogadores casuais
Completude:100%
Onde encontrar:http://gameplaceholder.blogspot.com/p/hex-b.html

Este é um jogo em Flash sobre abelhas que estou desenvolvendo com um amigo e é a maior inspiração para eu ter começado a desenvolver a GameLib.



Projeto:Brawler
Tipo:Game
Descrição:Jogo tipo Final Fight.
Público alvo:Adolescentes e adultos.
Completude:5%
Onde encontrar:Ainda em desenvolvimento

Este é o jogo que estou fazendo com alguns amigos. Estou bastante empolgado com este, pois finalmente teremos artistas profissionais trabalhando num projeto :)



Projeto:Torment GUI
Tipo:Ferramenta e GUI
Descrição:Sistema de GUI e a GUI do jogo Torment.
Público alvo:Desenvolvedores do jogo Torment.
Completude:40%
Onde encontrar:Não disponível

Este projeto é o desenvolvimento da GUI para o jogo Torment. Não somente a interface, mas também o sistema de GUI.



Projeto:GamePops 3: Nintendo (nome provisório)
Tipo:Game
Descrição:A terceira edição do quiz de músicas de video game, agora para consoles da Nintendo.
Público alvo:Fãs dos consoles da Nintendo.
Completude:5%
Onde encontrar:Ainda em desenvolvimento

Este é o próximo capítulo do GamePops. Com certeza, depois de lançar o da Sega, seria a vez da Nintendo :)



Projeto:Experiências com Mobile Devel
Tipo:Pesquisa
Descrição:Pesquisa sobre desenvolvimento de aplicativos para celulares, principalmente touch-screen.
Público alvo:Eu (hahaha)
Completude: 5%
Onde encontrar: Não disponível

Este projeto está agora engavetado... meu celular foi roubado :(, daí perdi completamente o ânimo para continuá-lo (mesmo porque, estava bem no começo). Assim que eu conseguir um novo celular (ou encontrar o meliante e recuperá-lo) recomeço este projeto. É só uma pesquisa de ferramentas e bibliotecas usadas no desenvolvimento para aplicativos móveis. Provável que renda um joguinho bem simples pra celular. Uma carta na manga e satisfação de uma vontadezinha de ver um joguinho meu no meu celular :)

São estes então. Nossa! Nem eu sabia que eram tantos! ahahah. Bem, os listei aqui porque a partir de agora pretendo compartilhar com vocês o status e as minhas experiências em cada um deles e pra vocês sberem que não só de GamePops eu vivo, ahahaha.

Até mais!

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