quinta-feira, 20 de maio de 2010

Assembla: SVN e Git

Olá pessoas,

Antes de publicar o GamePops no Miniclips, achei legal compartilhar com vocês isso.

Bem, quem é o programador que nunca precisou de um versionamento de arquivos? Poucos, provavelmente. O versionamento de arquivos é o que faz com que você tenha uma certa segurança ao fazer as coisas, pois você pode mudar o seu código todo e seu jogo não funcionar mais que é só dar rollback pra uma versão estável que tá tudo bem :). Isso pra quem desenvolve sozinho. Pra quem desenvolve em grupo, não é tão flexível assim, pois um commit seu pode parar todos que estão desenvolvendo junto com você.

Pois bem, até há alguns dias, só conhecia o Google Code como repositório SVN na internet. Ele é muito bom e tem alguns recursos interessantes, mas é para  projetos opensource, e jogos não funcionam muito bem em opensource. O mesmo ocorre com o Sourceforge, que dizem que também tem uma versão de código fechado, mas não pesquisei muito e acabei não achando :)

Comecei a procurar então um repositório onde eu pudesse colocar os meus projetos sem ter que abrir o código ou pagar por isso. Eis que encontrei então o site Assembla. Um repositório não só de SVN, mas também de Git.



Usei com alguns colegas de trabalho num projeto e deu bem certo. A interface é muito bonita e intuitiva, fácil de se encontrar e útil.

Gostei tanto que estou passando todos os meus projetos pra lá, já que é um ótimo repositório, com recursos bem legais, como por exemplo, ele tem a opção de te mandar um email/rss/twitter toda vez que alguém comita alguma coisa. Claro que isso é configurável. Há também uma ferramenta de merge, pra ajudar na parte mais chata quando se usa um sistema de versionamento. A única limitação da versão gratuita é o fato de ter 2GB de espaço para os projetos. O que, por enquanto, pra mim não representa um problema :).

Nas versões pagas, além de mais espaço, há também um sistema de issues (tickets) integrado pra poder gerenciar tarefas entre os participantes. Bem interessante para equipes maiores.

Fica a dica então pessoal. Quando precisarem de um repositório SVN ou Git, dêem uma olhada no Assembla e se quiserem a minha ajuda, me procurem lá: binho22k :)

Até mais!

2 comentários:

Sonic disse...

Yo, queria dizer q jah ouvi um monte de gente dizendo q frequenta o seu blog, mas nao comenta... entao, to aqui comentando por eles..
sao fãs do gamepops assim como eu...
keep the good job...

ah, to usando o Assembla...
e pra tickets eu uso o clockingit.com free e bem completinho...

Kleber disse...

Ah é? Tem gente que vê o meu blog além de vc e meus seguidores? hahahha, que coisa. Vou começar a escrever com mais responsabilidade, então :)

Olha que interessante, não conhecisa este clockingit.com. Vou dar uma olhada. Na verdade, já to fazendo o cadastro! hahaah. Se este serviço for bom, também renderá um post!

Valeu Sonic!