segunda-feira, 31 de maio de 2010

Análise: GamePops no Newgrounds

Há algum tempo experimentei colocar o GamePops em outros sites além dos que o Mochiads automaticamente coloca. O primeiro foi o Facebook, onde o GamePops não fez muito sucesso, já que não é um jogo social. Tentei o Orkut também, mas acabei desistindo por enquanto devido ao tempo que precisava dispor pra aprender a colocar o game lá. Acabei somente colocando no iGoogle.

Minha última experiência em colocar o jogo em outros sites foi o Newgrounds, que, como todos sabem, é um dos maiores sites de conteúdos em flash do mundo, tanto com jogos como com animações. O site é super conceituado e vou expor aqui minha análise do resultado de colocar o jogo nele.

Ok, vou tentar não ser muito chato, me atendo a detalhes para que possam ler este post tranquilamente :)



Antes de começar, uma coisa: esta análise é em cima do GamePops DEPOIS que eu fiz a mudança de fazê-lo um só arquivo. Antes, os resultados eram bem menores, visto que na maioria dos sites o jogo não funcionava.

Me baseei nos stats de Ad Requests do Mochiads, que contabilizam toda vez que alguém carrega o jogo. Este é um bom parâmetro, visto que não adicionei nenhum tipo de Analytics especial (como quantas pessoas realmente começaram o jogo, quantas acertaram x músicas, etc). Estou então tratando as Ad Requests do MochiAds como visitas aqui, o que não está tão distante da verdade.

Antes do Newgrounds:
Bem, vamos começar com a situação antes de colocar o GamePops no Newgrounds:

Eis o que eu tinha de 21/12/2009 (momento em que fiz a modificação para o jogo ficar em um só arquivo) até 18/05/2010 (um dia antes do Newgrounds):



Observem que o pico de visitas em um dia, foi de 549 (foi o dia em que os russos descobriram o jogo, hahaha). O número total de visitas foi 18.289. "Impressions" significa quantas pessoas jogaram o jogo em sites que permitem propagandas e "skips" em sites que não permitem.

O gráfico não tem muitos detalhes, mas dá pra ter idéia do que aconteceu: no começo, o jogo estava somente aqui e no Mochiads. Logo depois os sites que o Mochiads distribui o jogo começaram a publicá-lo (agora com ele funcionando :). Aquele pico de 549 em um só dia, eu desconfio que seja a publicação no site russo Puppo, que, como vocês podem ver na figura a seguir, é o host que mais visitou o GamePops até então. (Só um parênteses: tentei procurar o GamePops neste site e não consegui encontrar de jeito nenhum... acho que pra buscar precisa ser em russo também. Como será que se escreve GamePops em russo? No Google Translator ele me disse que é: игры появляется, mas procurando isso não encontrei nada :)




Estes são os 10 hosts que o GamePops tinha sido visitado até então. Vejam que quase a metade das visitas (44%) foi feita no puppo.ru. Achei bem legal que o pessoal da Rússia gostou jogo e espero que o próximo tenha ainda mais suceeso.

Em cima podemos ver que os 5 hosts mais visitados são 81% do total. Isso pode ser interpretado como: se vai publicar o seu jogo, dê uma atenção especial para o povo que visita estes sites :).

"Imp. / host" é uma média de impressions por host e está em 125,27 aqui.


Estas duas últimas figuras são sobre os países que visitaram o jogo no período. Esta é, particularmente, a minha tela favorita por ver as bandeirinhas dos países que estão jogando o joguinho que fiz aqui no Brasil. Mas isso é assunto para um outro post.

Vejam como a Rússia está disparada na frente com 5.601 acessos. O segundo lugar é do Brasil, como esperado com 2.960 (na verdade esperava que ele estivesse em primeiro). Já o terceiro é do país Unknown com 1.746 visitas. Este país eu não conhecia. Não achei ele no mapa, hahaha. Mas uma salva de urras para este país "desconhecido" hahahahah hip-hip-urra!. Falando sério, provável que este pessoal todo acessa o jogo de maneira privada.

Última análise: os 5 primeiros países detiveram 68% do total de visitas.

Depois do Newgrounds:

Pois agora, o que aconteceu após o jogo ir para o Newgrounds. Eis o gráfico de 18/05/2010 até 30/05/2010:


Este gráfico parece bem desanimador, não é? Um baita pico no começo, e uma curva caindo verticamente no início e depois morrendo aos pouco. Mas espere. Dê só uma olhadinha melhor. Aquele pico, é de nada menos que 14.000 visitas em um dia! UM DIA! hahaha. Fiquei muito espantado quando vi. E quanto ao desânimo do gráfico, só um detalhe: o menor número dele, que é do dia da publicação, é de 832, ou seja 283 a mais que o pico de 549 de antes.

Outra detalhe é que aquele valor de 38.492 é o total do período, que no caso é de 12 dias. Ou seja: em apenas 12 dias, o número de visitas foi maior que o dobro da soma das visitas dos cinco meses anteriores a publicação. Não tem como ver pela figura, mas o total dos cinco meses (18.000 visitas) foi alcançado em menos de 3 dias. Impressionante.

Fui então verificar no Newgrounds o número de visitas, pra ver se tinha sido tudo isso mesmo. Eis o que eu vi:


Ué? O que aconteceu? Só analisando os gráficos dos hosts no MochiAds que eu tive a resposta.


Percebi então que o Newgrounds abriu algumas portas para o jogo. Ele não distribuiu o jogo como faz o MochiAds, mas deu visibilidade para ele, fazendo com que donos de diversos sites encontrassem o jogo e pusessem em seus portais de jogos em Flash.

Observem agora que o puppo.ru está em 3º lugar com 835 visitas no período, precedido do uploads.ungrounded.net, que é o server do próprio Newgrounds com 1.327 visitas e o inesperado minijuegosgratis.com com 34.955 visitas! Por esta eu realmente não esperava. Quem quiser ver o GamePops neste site e ler os comentários, pode visitar este link: http://www.minijuegos.com/Game-Pops-Sega-Generation-Version/9400. Isto fez com que a pontinha de arrependimento que eu tinha de ter despendido tempo meu e da minha namorada para traduzir o jogo para o espanhol tenha sumido (se ainda havia alguma pontinha :). O imp/host disparou para 938,83 aqui, levado principalmente pelo minijuegos.

A última observação sobre esta figura é o fato de que agora os 5 primeiros hosts detêm 97% do total de visitas. Owned!


Agora os países. Claro que com aquele número absurdo de visitas do site em espanhol, a maioria dos países que visitou o jogo foi de língua espanhola. Como podem ver na figura anterior, 6 dos 10 países que mais visitaram o jogo (somando 30.717 visitas) falam esta língua (não me arependi mesmo de traduzir pro espanhol :).  A Rússia no período ficou em 10º lugar e o Brasil em 9º.

Outra coisa interessante de ver é que os 5 primeiros países tiveram 79% das visitas. Ou seja, mais uma vez: muito interessante levar em consideração estes países na hora de fazer o seu joguinho em Flash.

Conclusão

O resultado foi ótimo, como todos puderam ver. Lamentei por não ter colocado o GamePops antes no Newgrounds, mas agora não me arrependo mais. Foi uma boa hora. O GamePops 2 tá no ar há mais de um ano e ainda faz sucesso. O que me leva a pensar que eu preciso achar meios de alcançar as pessoas que gostariam de jogar, mas ainda não conhecem o jogo.

Outra conclusão é que as primeiras 24h de vida do seu jogo são muito importantes. Principalmente quando você publica em um site como o Newgrounds, que tem um número surpreendente de visitas diárias.

Somente a título de curiosidade, eis os stats totais:

Ad Requests (este ficou engraçado):



Hosts:


Countries (o Brasil ainda está perdendo, mas por muito pouco, para o Unknown - vou mudar pra este país, hahaha):




Ficou meio com cara de comercial/tutorial pro MochiAds, mas é a ferramenta que to usando, não tem como não mostrá-la, hahhaha. E quem quiser ver todos os dados no próprio site do MochiAds, pode visitar o endereço https://www.mochimedia.com/share/stats/gamepops-sega-generation-version_v3/. Neste lugar vocês poderão ver com detalhes cada um dos gráficos e mudar o período que eles abrangem.

E isso então pessoal. Espero que tenham gostado da minha análise e que tenha sido útil para os que desenvolvem jogos em Flash internet afora. Aos que pensam em se aventurar neste mundo, podem usar esta análise também para ver como é a receptividade de um jogo como o GamePops.

Só um último esclarecimento: o GamePops não foi desenvolvido pensando em me fazer ganhar dinheiro ou em aproveitar as vantagens de ferramentas sociais ou de scores, gifts, etc. Ele foi feito primeiramente para divertir a todos que gostam do gênero e para provar a alguns que é possível colocar no ar um joguinho em Flash simples, porém divertido e fazer sucesso.

Porém também o estou usando para ter experiências profissionais do gênero, como por exemplo: desenvolver um pipeline de produção de um jogo em Flash, identificar conceitos e padrões de implementação que podem ser reunidos e usados em vários jogos, aprender como publicar o jogo em outros sites, onde é bom publicar e onde não é, que tipos de ferramentas deveriam ser inseridas em meus jogos, como é a receptividade dos jogadores, como eles expressam suas opiniões, como alcançá-los e divertí-los, onde eles estão, colher sugestões, etc.

Então, antes que alguns me perguntem: "por que está há tanto tempo brincando com o mesmo jogo?", eu digo: ele faz parte de uma pesquisa minha. Porém, antes disso, ele é um jogo e, como percebi com esta análise, nem todas as pessoas que poderiam se divertir com ele já se divertiram. Ainda tenho um trabalho a frente para colocar o GamePops ao alcance destas pessoas e de quebra concluir a minha pesquisa :)

Então é isso. Espero que tenha conseguido não ser muito monótono e que vocês tenham conseguido ler pelo menos a essência deste post :)

Até mais, pessoas.

Nenhum comentário: