quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Por que o Game Pops?

Olá pessoas,

Este post vai ser um pouco diferente dos demais. Será um post meio que off-topic. Estou fazendo ele pra responder a uma pergunta que vários já me fizeram: "Por que o GamePops?".

O caso é: tenho diversos jogos quase prontos em Flash, só faltando um polimento e a publicação. Por que justamente o GamePops (meu último projeto) foi publicado primeiro? A resposta é muito simples: porque sempre gostei de música.

Bem, apesar da resposta ser simples, ela não parece satisfatória, né? Então vou tentar explicar o quanto gosto de música (especialmente de video game).

Algumas pessoas que convivem comigo (principalmente minha namorada) sabem que eu vivo com música. Quando fico no computador em casa ou no trabalho, quando estou fazendo o almoço ou o jantar, quando estou almoçando ou jantando, quando estou estudando ou lendo, caminhando ou correndo, estou ouvindo música. E se não estou ouvindo uma, estou pensando em alguma ou cantarolando. Essa mania por música sempre foi algo que me acompanhou...

Pois bem, há muito tempo atrás, quando finalmente tinha conseguido comprar o meu PlayStation e o tão esperado Final Fantasy VII, jogava feito um louco. Dias e noites jogando, lendo matérias em revistas da época, falando sobre o jogo com amigos na escola, discutindo a história, os personagens, os chefes, os eventos. Lembro-me quando descobri que a história que o Cloud tinha contado em Kalm Town para o grupo era diferente (aquela em Nibelhein, com o Zack, a Tifa e o Sephiroth). Fui de olhos arregalados pra escola. hahahaha. Este jogo realmente marcou a minha vida. Não é a toa que é o meu RPG favorito até hoje.

Um dia qualquer estava jogando a parte de Cosmo Canyon, reparei que algo me fazia me sentir bem naquela cidadezinha: a música. Naquele momento, parei de jogar e fiquei somente ouvindo a música. Fechei os olhos e me envolvi demais. Me senti realmente lá dentro de Cosmo Canyon (alguns me perguntaram por que justamente esta música foi pro GamePops, taí a razão ^^). Foi então que resolvi encontrar algum jeito de gravar aquela música pra que eu pudesse ouvi-la não só durante o jogo, mas em qualquer lugar que eu sentisse vontade. Pesquisei, comprei cabos, adaptadores e acessórios, usei o rádio do meu pai e gravei esta música numa fita K7 e ouvi-la no meu walkman (cacete! achei que nunca mais iria pronunciar essas palavras!). Mas foi então que tive uma ideia: por que não colocar TODAS as músicas que gosto de Final Fantasy VII em uma fita? Pois bem, fiz isso e acabei usando 3 fitas! hahahah. Pra isso tive que roubar: entrar no modo debug do jogo (com ajuda do Game Shark) e gravei todas as músicas sem barulhinhos :)

Depois que fiz isso, andei com essas fitas e o meu walkman pra todo lado. E mesmo quando estava em casa e não estava jogando, ouvia as músicas. Ninguém fazia isso na época (pelo menos não que eu conhecesse ou soubesse), então todos me achavam um louco desvairado sem correção, inclusive meus amigos. Inclusive os que gostavam de Final Fantasy VII. Eu não ligava e acabei fazendo a mesma coisa com o Final Fantasy VIII e outros jogos. Quando consegui ter internet, procurava muito por músicas de video game, mas era bem difícil encontrar, principalmente porque não sabia os nomes das músicas ^^.

Todos que me conhecem ainda sabem o quanto gosto de jogos de música. O primeiro que me chamou bastante atenção foi o Bust-A-Move (Bust-A-Groove), um jogo de ritmo e dança em que o jogador tem que apertar uma sequencia de botões dentro do ritmo da música. Foi meu segundo contato com um jogo de música. O primeiro foi o jogo Parappa the Rapper, mas ele consegui apenas jogar a demonstração (não consegui encontrar pra comprar). Gostei ainda mais da segunda versão do Bust-A-Move, que tinha níveis mais difíceis, movimentos de dança mais aprimorados e muitas melhorias no gameplay.





Eis um vídeo do Bust-A-Move 2 em uma das músicas que mais gosto. Não preciso nem dizer que tenho toda a discografia do jogo no trabalho e em casa :)

Depois de Bust-A-Move, conheci Dance Dance Revolution e Pump It Up!. Aos que me conhecem, sabem o quanto gosto do segundo. Na verdade, danço Pump até hoje num shopping perto de casa e quando vou pra Londrina. Danço também em casa, onde tenho o Stepmania, um jogo que serve tanto pra PIU como pra DDR.

Há algum tempo atrás, conheci outros dois jogos que me divertiram bastante e que deve ser chover no molhado dizer que gosto deles: Guitar Hero e Rock Band. Estes dispensam comentários, apenas que eu os conheci muito pouco (já que não tenho um XBox 360 nem um PlayStation 3) mas gostei bastante. Tenho somente uma versão do Guitar Hero pra DS com direito ao Grip.

Certo dia, um amigo meu me mandou um joguinho em Flash, um quiz de músicas de filmes chamado Flash Pops. Adorei o jogo (principalmente porque fiz 45 pontos de 60 ^^). Neste dia decidi que deveria haver um jogo do mesmo jeito, mas com músicas de video game. Foi então que comecei com a ideia de implementar este jogo.

Prontinho! Agora vocês já sabem porque fiz o GamePops! hahaha

5 comentários:

Sonic disse...

vicio

Sonic disse...

cara, vc sabe que existe guitar hero pra ps2, neh? guitar hero 1,2,3... e os mods como anime hero e outros... dah pra jogar soh com o controle...

Kleber disse...

Sim, sim, fiquei sabendo há pouco tempo.

Ganhei um PS2 há pouco tempo também, então ainda to jogando os must-play-before-die (God of War, Shadow of Colossus, etc).

Mas quando chegar nos Guitar Heroes e Rock Bands, não vou querer jogar com controle! Vou comprar a banda toda e jogar com ela! Mais do que o jogo, o feeling que é passado pelos inputs diferentes é muito bom! Vide Donkey Konga e Pump :)

Pedro disse...

Fiquei particularmente feliz com este post rapaz ... como era bacana aquela epoca do Final Fantasy VII ... parei de jogar video-game desde que vim para Inglaterra ... falta de tempo e sobretudo por eu nao conseguir parar quando eu comeco a jogar :D ... lendo sua reportagem fui correndo buscar pelas musicas daquela epoca tao bacana ... encontrei uma radio na Last FM muito legal ... mas nao tem todas as musicas ... vai ai uma sugestao para ti fazer uma radio na Last FM ... serei um seguidor ... (isso pode facilitar o jogo entao eh bom pensar um bocado antes de fazer :D ).
Fica aquele grande abraco e desejo de lhe ver brevemente ...
Ate mais.

Kleber disse...

Cara... que saudade daquela época. Final Fantasy VII... nossa.. lembro quando cheguei deseperado na escola quando vi as lembranças do Cloud, que não era ele, era na verdade era o Zack, hahaha.

Hmmm... faz tempo que não me emociono tanto com um jogo como aconteceu com FF7. Eu costumo chamar isso de "viver" o jogo.

Quanto a montar uma rádio, parece uma idéia legal, mas não tenho tempo nem pra jogar video game, quanto mais manter uma radio online, hahahah!

Espero que esteja gostando de sua estadia aí na Inglaterra, Pedro! E quando for pra terra natal, me avise pois posso estar indo para lá também :)

Até mais.