sábado, 14 de fevereiro de 2009

Como se já não tivesse nada pra fazer...

Yo!

Esta semana, como alguns perceberam, o GamePops ficou fora do ar. Vou lhes dizer o que aconteceu: não sei porque cargas d'água alguns dos arquivos de música do jogo começaram a não serem carregados. Tentei trocar os nomes, trocar de lugar, recolocar os arquivos, mas nada funcionou.

Trocar de lugar era porque a minha hospedagem faz cache dos arquivos, daí troquei para que esse cache fosse invalidado. Recolocar os arquivos foi porque alguns deles poderiam estar corrompidos. Mas trocar de nomes... bem, quando fui postar o GamePops da primeira vez, aconteceu algo muito inesperado: os nomes dos arquivos eram uma sequência de números: 001.mp3, 002.mp3, até 064.mp3. Acontece que a música 010.mp3 simplesmente era ignorada no momento do load! Fiquei muito tempo tentando achar uma lógica pra isso: troquei o arquivo, troquei o nome dela diversas vezes até que coloquei o nome 000.mp3 e funcionou! Argh! Cada coisa que me acontece...

Pois então, para resolver o problema que aconteceu esta semana, tive que desenvolver uma ferramenta de debug para acompanhar o carregamento das músicas. Tinha feito uma ferramenta super complexa de propósito geral e descobri que ela não seria reutilizável por causa de umas coisas do Flash... fiquei meio chateado por gastar muito tempo em algo pra não poder usar depois, daí fiz uma ferramenta bem mais simples e suficiente para debugar as coisas online (e é reutilizável!). Vou incrementá-la conforme a necessidade depois ^^.

Falta dizer como foi que resolvi o problema... mágica! Sério. Depois de ter pronta a ferramenta de debug, debugar várias vezes o jogo e descobrir que não haviam erros, o jogo simplesmente começou a funcionar novamente! Que loucura! Se eu soubesse que era só ficar esperando a solução chegar nem tinha perdido tempo! Argh! Bem, mas como eu sou teimoso, vou trocar a lógica de carregamento de arquivos por segurança. ^^

Bem... situações aleatórias a parte, o desenvolvimento da segunda versão do GamePops está indo bem (apesar dos pesares). Consegui ter uma visão da tela inicial do jogo e estou terminando de montá-la.... hmmm.... aí você me diz: "a tela inicial??? como assim? achei que já tivesse com toda a arte do jogo pronta!". Bem, pra mim a tela inicial é a coisa de arte mais difícil de se pensar, visto que é a primeira que tenho que fazer, portanto tenho que definir esquema de cores, proporções, ideia principal, tema... e mais ainda: por ser a tela inicial do jogo, ela precisa expressar o que o jogo será, precisa ser animadora e interessante. Não sei se consegui alcançar todas estas características, mas estou me esforçando ao máximo para conseguir. Com a tela inicial definida e montada, posso me basear nela para fazer o design do resto do jogo.

Então pessoas, mais uma semana se passou e mais um pouco foi implementado no GamePops 2. Desculpem o post técnico, mas precisava explicar o que aconteceu esta semana para os que ficaram bravos ou decepcionados pelo jogo estar fora do ar.

Até mais!

2 comentários:

Sonic disse...

eai cara...
esses sao os bugs obscuros da computação... uma hora esta bugado na outra volta a funcionar do nada...
mas vai q era erro do seu servidor? hehehe...
cara, to vendo q essa tela inicial vai ser mto fodal... huasuhshu
flw
abraços

Kleber disse...

Cara... não crie TANTA expectativa por causa da tela inicial do jogo. Como tinha dito: "Arte... não nasci pra isso.." hahahaha. Então não espere uma tela inicial fodal! hahaha. Sou ruinzinho de arte e demorei pra pensar em algo justamente por isso :)

Mesmo não sendo maravilhosa, espero que goste dela :)

Valeu, Sonic!!